Ao menos um terço das cidades de MS não estão preparadas para enfrentar as mudanças climáticas, aponta estudo

De 43 municípios analisados no estado, 26 foram classificados nas categorias D e E, que indicam ‘insuficiência’ de políticas para enfrentar os desafios c...

Ao menos um terço das cidades de MS não estão preparadas para enfrentar as mudanças climáticas, aponta estudo
Ao menos um terço das cidades de MS não estão preparadas para enfrentar as mudanças climáticas, aponta estudo (Foto: Reprodução)

De 43 municípios analisados no estado, 26 foram classificados nas categorias D e E, que indicam ‘insuficiência’ de políticas para enfrentar os desafios climáticos. Alagamentos são problemas que podem ser enfrentados por municípios com mudanças climáticas. Arquivo Levantamento divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), revela que um terço dos municípios de Mato Grosso do Sul não estão preparados para as mudanças climáticas. Os dados compõem o estudo “Roadmap Território Carbono Neutro”, que identifica e alinha as políticas públicas municipais de meio ambiente às demandas de sustentabilidade a nível global. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no Whatsapp A pesquisa classifica os municípios em categorias que vão de A (melhores práticas) a E (piores práticas) e analisa o cenário de 43 dos 79 municípios. Desse total, 26 figuram nas classificações D e E. Segundo a Semadesc, o estudo indica insuficiência dessas localidades no enfrentamento aos desafios climáticos. Ainda de acordo com a secretaria, as principais lacunas encontradas em relação às mudanças climáticas nesses municípios são: inexistência de inventários de emissões de gases de efeito estufa; ausência de fundos municipais para mudanças climáticas; ausência de programas estruturados de pagamentos de serviços ambientais. Nenhuma cidade do estado está na classificação A e, somente Campo Grande apresentou o melhor desempenho, ficando na categoria B. Para o secretário adjunto da pasta, Artur Falcette, avanços significativos vêm ocorrendo em municípios que apresentam planos diretores e conselhos municipais de meio ambiente, além de programas de gestão de resíduos sólidos. O estado espera que até 2025, todos os municípios se engajem nos avanços. LEIA TAMBÉM Lei do Pantanal e Plano MS Carbono Neutro serão destaque no G20 Classificações Confira abaixo a classificação dos municípios: A nenhum B Campo Grande C Coxim e Dourados D Bataguassu Brasilândia Maracaju Naviraí Ponta Porã Ribas do Rio Pardo Rio Negro Sonora Três Lagoas E Amambai Anastácio Aquidauana Bodoquena Bonito Caarapó Chapadão do Sul Douradina Iguatemi Inocência Miranda Pedro Gomes Porto Murtinho Rochedo Rio Verde de Mato Grosso Taquarussu Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: