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Após descriminalização no STF, feira de cannabis em SP foca nas pessoas que buscam cultivar maconha em casa

ExpoCannabis Brasil, na Zona Sul de São Paulo, dias 14, 15 e 16 de novembro de 2025, das 11h às 21h. Felipe Souza/TV Globo Milhares de pessoas interessadas no...

Após descriminalização no STF, feira de cannabis em SP foca nas pessoas que buscam cultivar maconha em casa
Após descriminalização no STF, feira de cannabis em SP foca nas pessoas que buscam cultivar maconha em casa (Foto: Reprodução)

ExpoCannabis Brasil, na Zona Sul de São Paulo, dias 14, 15 e 16 de novembro de 2025, das 11h às 21h. Felipe Souza/TV Globo Milhares de pessoas interessadas nos diversos usos da maconha se reúnem neste fim de semana na ExpoCannabis Brasil, na Zona Sul de São Paulo. Esta é a primeira edição do evento após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de descriminalizar o porte da erva para consumo próprio, em junho do ano passado. No mesmo julgamento, o colegiado definiu que também não é crime o cultivo de até seis pés da planta para uso pessoal. Muitas empresas presentes na feira aproveitam a decisão para chamar a atenção dos cultivadores de primeira viagem que frequentam a feira. Um desses expositores é o engenheiro de produção Caio Brandão. Ele tem uma empresa que oferece toda a estrutura para o cultivo autônomo em pequenos espaços, e comercializa kits com tenda, luz, exaustão e ventilação necessários para o plantio indoor (dentro de casa) de cannabis. STF defina quantidade de maconha para separar usuário de traficante “A gente primeiro entende a necessidade de cada pessoa e a quantidade de óleo que ela consome para depois saber o quanto ela precisa produzir. Plantar é a forma mais barata de cultivar seu medicamento. É possível montar kits a partir de R$ 900”, diz. Os mais caros podem passar dos R$ 6 mil. Segundo um levantamento feito pela Kaya Mind com base em dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil tem 672 mil pacientes em tratamento com cannabis. O estudo aponta que mais de 55 mil profissionais de saúde já prescreveram produtos derivados da planta no país. Brandão afirma que não vai até a casa da pessoa para fazer a análise do local onde o cultivo será feito, mas criou um canal no YouTube para publicar todos os vídeos necessários para que uma pessoa aprenda a plantar cannabis. Ele já contabiliza cerca de 1 milhão de acessos por mês e agora passou a oferecer também um guia de cultivo digital gratuito. A escolha por tendas ao invés de armários para montar as cabines de plantação é estratégica. O dono da Cultlight diz que o material possibilita que ele seja dobrado e isso facilita o envio. HUB de sementes Mudas cultivadas em casa na ExpoCannabis Brasil, na Zona Sul de São Paulo, dias 14, 15 e 16 de novembro de 2025, das 11h às 21h. Felipe Souza/TV Globo Além de poder garantir a estrutura para cultivar a planta, o visitante ainda encontra dezenas de opções de estandes para comprar sementes. A Netseeds, por exemplo, é um marketplace que reúne 17 marcas e mais de 800 cepas diferentes de cannabis. O CEO da empresa, Luiz Borsato, diz que tamanha variedade serve para atender as necessidades de cada paciente. Ele explica que todas as sementes são importadas da Espanha, Holanda e Estados Unidos. “Elas são como um vinho que você compra no supermercado. Tem as mais baratas, que custam R$ 50 cada, e as mais caras, de R$ 500. Nossa intenção é oferecer opções e democratizar o acesso”, conta. Luiz menciona que uma paciente chega a gastar mais de R$ 1 mil por mês em remédios à base de cannabis, enquanto uma única planta pode render até 20 frascos de medicamento e garantir o tratamento por alguns meses. Ele diz que a vantagem de comprar uma semente de qualidade é que o paciente sabe o teor, o efeito e as características do que ele está cultivando. Robô na ExpoCannabis Brasil, na Zona Sul de São Paulo. Felipe Souza/TV Globo Teste rápido Sérgio Rocha, CEO da Cannálise, trouxe para a feira um método de diagnóstico rápido para as plantas. A intenção é revelar as características do cultivo, principalmente para os pequenos produtores. Para atrair a atenção dos visitantes, Sérgio levou um cachorro-robô chamado Bud — como são conhecidas as flores de cannabis. A atração tecnológica interagiu com as pessoas balançando o rabo, oferecendo a pata e até desenhando um coração no ar. “Nosso foco é desenvolver tecnologia para plantar cannabis e a ideia de trazer esse cachorro é essa. Fazemos uma análise de terpenos e canabinóides a partir de R$ 300. Isso é muito importante para que o paciente saiba com precisão o resultado do seu cultivo”, diz. Sérgio explica que, para fazer o teste, um feixe de laser é direcionado à flor ou extração a ser analisada. Assim que a luz incide na amostra, ela identifica as características da planta e compara com um banco de dados de cepas já cadastradas no sistema, com base na concentração de THC, CBD e CBG identificadas. O resultado sai em dois minutos. Com isso, é possível entender a melhor forma de manipular essa planta para que ela atinja a dosagem de canabinoides necessária, conforme a receita médica. A maior feira da América Latina ExpoCannabis Brasil, na Zona Sul de São Paulo. Felipe Souza/TV Globo A organização da Expocannabis Brasil estima que o evento, considerado o maior do ramo na América Latina, receba cerca de 45 mil pessoas nesses três dias. São 250 expositores e 280 marcas. Na tarde de sábado (15), havia filas para entrar nos saguões da São Paulo Expo, onde ocorre o evento. Do lado de dentro, alguns estandes também protagonizavam longas aglomerações de pessoas em busca de brindes e interações. Um dos maiores destaques foi o estande da aLeda, marca de sedas e acessórios para uso de cannabis. A empresa, que faz parte do Grupo HBT e exporta seus produtos para mais de 50 países, oferecia uma ecobag personalizada com estampas escolhidas pelos visitantes. Alguns chegaram a passar três horas na fila para ganhar o mimo. Um dos fundadores da aLeda, Giorgio Volonghi afirma que esse sucesso ocorreu porque a marca levou o cotidiano das ruas para dentro da feira. Giorgio e Renato, fundadores da aLeda na Expocannabis Brasil. Felipe Souza/TV Globo “A gente fez uma comunicação inspirada nas redes sociais e no cotidiano popular. Trouxemos um vagão de metrô, um disco voador para trazer essa ideia lúdica e uma ecobag que todo mundo quer. O resultado foi esse aí”. Neste sábado, a reportagem presenciou diversas personalidades no evento, como o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o deputado estadual Eduardo Suplicy, o chef de cozinha Henrique Fogaça, o cantor MC Guimê e o ator Luís Navarro. Serviço: ExpoCannabis Brasil 2025 - 3ª Edição Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Vila Água Funda 14, 15 e 16 de novembro de 2025, das 11h às 21h. STJ permite cultivo de maconha medicinal: ‘Atende aos anseios e necessidades de muita gente’, diz Lins